diga-nao-ao-acucar

Diga não ao açúcar

Entenda as ameaças reais do ingrediente vilão da alimentação.
02/out/2019

Mãos atadas por fita métrica com comidas açucaradas atrás

Hoje falaremos sobre os malefícios do açúcar e suas ameaças reais para uma alimentação saudável. :O Polêmico por ser um condimento tão amado, mas é preciso que a gente esteja sempre atento aos danos que esse ingrediente traz para nossa saúde. Um dos danos mais preocupantes é a obesidade, diretamente relacionada ao açúcar. A população brasileira, por exemplo, está cada vez mais propensa a essa doença. 🙁

Segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de obesos cresceu 42% em uma década (entre 2007 e 2017). A mesma pesquisa revelou que o índice de fumantes caiu 40% no mesmo período. Uma das principais razões para o crescimento desordenado da obesidade é o consumo em excesso de açúcar. Pesquisadores e entidades de defesa do consumidor, já começam reivindicar a alteração dos rótulos dos alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas e restringir publicidade voltada ao público infantil, assim como ocorre com o cigarro. Pelo menos estamos avançando, né? Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido!

Entre os maiores vilões, destacam-se os produtos ultraprocessados, cada vez mais consumidos pelos brasileiros. :O Eles contêm mais sal, mais açúcar, mais gordura, além de uma série de aditivos e conservantes, cujos reais efeitos no organismo ainda são uma incógnita.

Um estudo da revista científica British Medical Journal diz que o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos artificiais, está associado a um risco maior de desenvolvimento de certos tipos de câncer, como o de mama, próstata e intestino. Já uma pesquisa produzida por franceses avaliou recentemente o comportamento de mais de 100 mil adultos e descobriram que quem ingere apenas 100ml de bebidas açucaradas por dia tem um risco 18% maior de ter câncer. :O

Por fim, concluo o texto sugerindo medidas mais duras por parte das autoridades quanto a saúde pública, como o fim da publicidade voltada para o público infantil, um alerta nos rótulos e, principalmente, a redução geral da quantidade de açúcar nos alimentos industrializados.

Shopping Basket